
A Secção

A Secção de Judo da Casa
do Povo de Miranda do Corvo
A Secção de Judo é uma das mais antigas secções da Casa do Povo de Miranda do Corvo. Foi no ano de 1985 que, graças aos esforços conjuntos de Pedro Gonçalves (actualmente 7.º Dan), que na altura era o Coordenador dos Núcleos de Judo, e do então Presidente da Câmara de Miranda do Corvo, Dr. Jaime Ramos, foi lançado o projecto para uma Secção de Judo. O Judo passou a ser uma das secções desportivas da Casa do Povo local. Nesse mesmo ano, a Secção de Judo da Casa do Povo de Miranda do Corvo foi um dos clubes com mais atletas a nível nacional. Entre esses atletas, estava o jovem Filipe Nuno Rosa, hoje 4.º Dan e Director Técnico da Secção de Judo da CPMC, detendo o III Grau de Treinador. Graças ao imenso trabalho do Mestre Filipe Nuno Rosa, a Secção evoluiu para além do imaginável na sua génese, recebendo, ano após ano, cada vez mais atletas nos diversos escalões etários.
No ano de 2003, a Secção torna-se pioneira nas novas tecnologias ao ter uma presença na internet através do seu primeiro website, sendo um dos primeiros clubes de Judo a fazê-lo em Portugal. No ano seguinte, 2004, a Secção de Judo de Miranda do Corvo recebe a visita do Mestre Celso Martins, o qual tem sempre apoiado o clube e que, no âmbito do Programa Da Vinci, trouxe a Miranda, durante vários anos, a visita de treinadores franceses. Em 2005, os judocas de Miranda alcançam, pela primeira vez resultados de grande relevo, com Tânia Ventura e Juliana a conseguir o Bronze no Campeonato Nacional de Esperanças (igualando o feito de Miguel Carvalho poucas épocas antes), Luís Medeiros Custódio a ser o primeiro atleta da Secção a participar no Campeonato Nacional Universitário, conquistando o 3.º lugar e respectiva medalha de Bronze para Universidade de Coimbra e com Paulo Sousa a alcançar um excelente 7.º Lugar no Campeonato Nacional Sénior da FPJ, sendo mesmo chamado à Selecção Nacional e ajudando a garantir o 2.º lugar para Portugal no Torneio Internacional. No ano seguinte, o Judo de Miranda do Corvo conseguiu ter três atletas, Miguel Carvalho, Paulo Sousa e Luís Custódio, no Campeonato Nacional Sénior F.P.J., ficando todos nos primeiros 7 lugares das suas respectivas categorias.
Em 2007, a Secção colabora, apoia e divulga o maior evento desportivo a ocorrer em Miranda do Corvo até então: o Torneio Internacional de Esperanças Nível A, no qual participaram vários atletas da Secção de Judo de Miranda do Corvo. Já em 2015, com a nomenclatura da prova alterada e agora sediada em Coimbra, Miguel Rodrigues consegue um excelente 5.º Lugar na Taça da Europa de Cadetes. Foi, igualmente, em 2015 que a Secção de Judo conquistou o 1.º lugar no Torneio Internacional Memorial Tiago Alves, organizado pela secção de Judo da A.A.C. e contando com diversos clubes de renome, tendo a equipa Mirandense sido constituída por Márcio, Alexandre Duarte, Rui Miguel Sousa, Luís Medeiros Custódio, e Alexandre Vieira. Em 2016, com os atletas cadetes e juniores a afirmarem-se definitivamente a nível zonal, a Secção consegue, através dos atletas Íris Paulo (cadete) e Miguel Rodrigues (júnior), alcançar o pódio a nível nacional com uma medalha de bronze (Íris Paulo nos -78Kg) e uma medalha de bronze (Miguel Rodrigues nos +100Kg). Com muito trabalho e dedicação, Íris Paulo e Miguel Rodrigues voltam a estar em alto destaque , conquistando a medalha de Bronze na prestigiada Taça Internacional Kyioshi Kobayashi e a medalha de prata no Campeonato Nacional Universitário, respectivamente.
Entretanto, o clube continua a crescer e a sua sala, que, apesar de já ter um novo tatami, é já demasiado pequena para as reais dimensões da Secção, especialmente devido ao rigoroso cumprimento das normas da DGS relativamente ao CoVid19; porém, a Secção de Judo continua fiel aos seus objectivos: promover o Judo e, através do Judo e da sua Escola de Vida, proporcionar um viver mais saudável a quem connosco vem treinar.